Estrutura de mercado
• Definições
• Tipos de Estruturas
• Formas de construção e objetivos
• Principais ilícitos
• Meios de controles e eliminações
As estruturas de mercado é o exemplo de como os mercados estão estruturados e organizados. Cada uma dessas estruturas tem como base possibilidades e características que são observadas na ligação da oferta e da demanda.
No mercado, há vários modelos relacionados ao comportamento das empresas no desenvolvimento de preços e produtos. Todavia a diferença está no objetivo da empresa em maximizar lucros, maximizar participação no mercado, entre outros.
A partir da demanda e da oferta de mercado são determinados o preço e quantidade de equilíbrio de um dado bem ou serviço. O preço e a quantidade, entretanto, dependerão da particular forma ou estrutura desse mercado, ou seja, se ele é competitivo, com muitas empresas produzindo um dado produto, ou concentrado em poucas ou uma única empresa. (WAGNER, 2007).
As estruturas de mercado dependem basicamente de três características, são elas: um número de empresas que compõem este mercado; os tipos de produtos; e se existem ou não alguma barreira ao envolvimento de novas empresas. Com base nessa informação, classificamos o mercado em cinco estruturas básicas: Concorrência perfeita; Concorrência Monopolista; Monopólio; Oligopólio e Monopólio Bilateral.
Concorrência Perfeita, é uma ocorrência na qual o número de compradores e vendedores é tão grande que nenhum trabalhando individualmente consegue afetar o preço.
Concorrência Monopolista, ou seja, imperfeita, é uma forma de mercado que existem várias empresas que produzem bens diferentes, porém com substitutos possíveis que possam fazer com que ocorra uma concorrência.
Monopólio, suponhamos que é uma empresa na qual vende um produto que não tenha substitutos possíveis e próximos, ou seja, composta por um vendedor e muitos compradores.
Um exemplo de Monopólio seria a Petrobrás que lidera a exploração de