Estrutura de mercado
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
FUNDAMENTOS DA ECONOMIA
ESTRUTURAS DE MERCADO
Introdução
A análise básica de estrutura de mercado de uma dada empresa consiste em definir como esta empresa está posicionada frente a seus compradores, seus fornecedores, seus concorrentes e seu tamanho.
Tem essa empresa força para demarcar preços para seus compradores, ou os compradores são capazes de definir seus preços? A concorrência também é fator suficiente para limitar preços para essa empresa, ou a empresa é grande a ponto de exercer poder de monopólio? Quantos e quem são os compradores dos produtos ou serviços dessa empresa, e quantos e quem são os fornecedores?
Novas empresas a entrar no mercado, sendo entrantes potenciais, fornecedores, compradores, produtos substitutos e concorrentes são cinco fatores de força competitiva que influenciam as situações de mercados.
As novas empresas, ou entrantes potenciais, constituem-se em ameaça de que empresas novas entrem no mercado e iniciem guerra de preços, propaganda ou aumento de qualidade, no intuito de conquistar posições de mercado, colaborando para derrubar margens de lucro. Os fornecedores podem deter poder de negociação, forçando os custos da empresa em certo patamar e limitando também as margens de lucro. Da mesma forma, os compradores também podem ser poderosos, exigindo preços ou nível de qualidade.
O presente trabalho consistirá em analisar o tema Estrutura de Mercados, seus conceitos, características e fundamentos.
Estrutura de Mercado
1. História
A primeira metade do século XIX foi caracterizada pelo capitalismo liberal e pelo laissez-faire. A Inglaterra, pioneira no processo de industrialização, proclamou-se a oficina do mundo, defendendo a liberdade de vender seus produtos em qualquer país, sem barreiras alfandegárias, bem como o livre acesso às fontes de matérias primas.
A partir de meados do século, o desenvolvimento tecnológico levou ao