Estrutura de Mercado
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
FUNDAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTADUAL DA ZONA OESTE
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – 4º PERÍODO
MARIANA CRISTINA RIBEIRO
RIO DE JANEIRO
Maio de 2014
ESTRUTURA DE MERCADO
Trabalho Acadêmico de Fundamentos da Economia apresentado para parte da nota da AV1, orientado pelo Professor Gilberto Araujo.
RIO DE JANEIRO
Maio de 2014
ÍNDICE
1. Introdução 4
2. Objetivo 4
3. Mercado em Concorrência Perfeita 4
3.1 Funcionamento 4
3.2 Curva de Oferta 5
3.3 Equilíbrio de longo prazo 5
4. Break-even point 5
5. Exemplos numéricos 6
6. Referências Bibliográficas 9
1. INTRODUÇÃO As várias formas ou estruturas de mercado dependem fundamentalmente do número de empresas, tipos de produto e se existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado.
Numa economia capitalista, os problemas econômicos relativos à decisão sobre que tipos de produtos devem ser produzidos e a que preço serão vendidos.Esses produtos são resolvidos normalmente pelo livre funcionamento da oferta e da demanda. Nesta hipótese, as decisões e escolhas econômicas são individualizadas e feitas pelos consumidores que são os ofertantes.
A maior parte dos modelos existentes deduz que as empresas maximizam o lucro total, o que corresponde ao nível de produção no qual a receita marginal se iguala ao custo marginal.
2. OBJETIVO
Explicar de maneira simplificada como atua um sistema de preços e sua influência na alocação de recursos escassos. A determinação do preço e da quantidade produzida de um bem ou serviço depende essencialmente do número de agentes econômicos existentes nesse mercado. O mercado é o local onde se encontram os vendedores e compradores de determinados bens e serviços.
3. MERCADO EM CONCORRÊNCIA PERFEITA
É uma das estruturas de