Estrutura de Mercado
O presente trabalho vem discorrer sobre as estruturas de mercado na área econômica. A palavra estrutura significa uma disposição e ordem das partes dum todo, já o mercado, economicamente falando, é o ponto de encontro entre os produtores e os vendedores de um determinado bem ou serviço. Primeiramente faremos uma análise das estruturas de mercado de bens e serviços, logo em seguida falaremos sobre as estruturas de mercado dos fatores de produção.
Trataremos de maneira resumida, buscando sempre elencar os pontos relevantes para a nossa formação acadêmica em Direito.
2 ESTRUTURAS DE MERCADO
2.1 ESTRUTURAS DE MERCADOS DE BENS E SERVIÇOS
São modelos que captam aspectos de como os mercados estão organizados.
Cada estrutura de mercado destaca alguns aspectos essenciais da interação da oferta e da demanda, e se baseia em algumas hipóteses e no realce de características observadas em mercados existentes, tais como: o tamanho das empresas, a diferenciação dos produtos, transparência do mercado, os objetivos dos empresários, o acesso de novas empresas, entre outras.
As várias formas ou estruturas de mercado dependem fundamentalmente de três características: número de empresas que compõem esse mercado; tipo do produto (se as firmas fabricam produtos idênticos ou diferenciados); se existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado.
No mercado de bens e serviços, as formas de mercado são o monopólio, concorrência perfeita, concorrência monopolística (ou imperfeita) e oligopólio.
Principais Características das Estruturas Básicas de Mercado
Número de
Empresas
Concorrência
Perfeita
Concorrência
Imperfeita ou
Monopolística
Monopólio
Diferenciação do produto
Muitos
Produtos
Padronizados
Produto
Diferenciado
Considerável
Oligopólio
Condições de
Controle
Entrada e sobre o preço saída Fácil
Nenhum
Exemplo
Bancos
Relativamente
Fácil
Leve
Hotéis,
Restaurantes
Um
Produto único