Estrutura de mercado
ESTRUTURAS DE MERCADO
RESUMO
Este trabalho tem como finalidade apresentar as estruturas de mercado, suas principais características e mostrar aplicações locais de cada estrutura de mercado no estado de Mato Grosso, em Sinop e região. Através de pesquisas teóricas pode se verificar que as estruturas de mercado são divididas em dois tipos, sendo uma de mercado de bens e serviços, na qual temos a concorrência perfeita, o monopólio, o oligopólio e a concorrência monopolística, e a outra de mercado de fatores de produção, onde encontramos a concorrência perfeita, monopsônio, oligopsônio e o monopólio bilateral. Também foi averiguado que suas características são determinadas pelo número de firmas produtoras no mercado, diferenciação dos produtos e a existência de barreiras à entrada de novas empresas. E por fim temos citações de exemplos reais de empresas que apresentam determinada estrutura de mercado.
1. INTRODUÇÃO
Num mercado encontramos produtores e vendedores de um determinado produto, ou seja, temos a oferta à demanda deste bem. Podendo ser utilizado na análise de preços dos produtos. Assim o funcionamento de um sistema de mercado se baseia em um conjunto de regras, onde se compram e vendem bens e serviços e fatores de produção. Deste modo o estudo das formas de mercado analisa a capacidade que a empresa tem de deter o poder de mercado e de definir o preço de seus produtos. Muitas vezes, a empresa para deter esse poder, se defronta com condições limitadas, com a existência de poucos mercados com o pleno poder.
Este trabalho pretende então apresentar os tipos de estruturas de mercado existentes, suas principais características e mostrar exemplos de empresas que apresentam determinado tipo de estrutura.
2. OBJETIVOS DA FIRMA
A empresa (firma) é uma unidade que produz bens e serviços. Os objetivos a qual a firma se propõe são: maximização dos lucros, a participação no mercado, a margem de rentabilidade entre outros. Em resumo, as