Tempos Modernos Comentario
Na primeira cena do filme, podemos observar uma linha de montagem, onde cada operário é responsável por uma tarefa repetitiva. E com o invento da maquina que permitia o trabalhador executar sua função a qual não exigia muito esforço mental. Isso nos mostra que o objetivo era aumentar a produção das indústrias, com enfoque em realizar as tarefas de forma rápida e eficiente, sem preocupação com as limitações físicas e psicológicas do ser humano. Em consequência disso, o filme nos mostra o personagem que acabou adquirindo uma doença por muito esforço físico repetitivo e por ter uma carga horária de trabalho muito elevada.
O tratamento à classe trabalhadora era muito ostensivo, os donos de fabricas que “exploravam” essa mão de obra, que era miserável, que trabalhava muito para cada vez mais aumentar a produtividade nas suas empresas. As cargas horárias extensas, os empregados tinham o compromisso de estarem produzindo mais e mais, além das condições subumanas em que se encontravam. Os salários eram baixos, as condições de trabalho não eram favoráveis, o manuseio das maquinas eram perigoso e a carga horária que era elevada, e tudo isso sempre foi e ainda é uma luta constante desde a Revolução Industrial.
E o que mostra o filme, é realmente com relação a exploração, que se traduz, por exemplo, num caso em que um operário trabalhava muito para fabricar uma coisa, mas com o dinheiro que ele ganhava, não poderia comprar o que ele fabricou. O mesmo ainda ocorre nos dias de hoje, com algumas semelhanças.
E ainda em busca de meios que pudessem aumenta cada vez mais as produções e sem a menor perda de tempo, é que surgiram cada vez mais os maquinários, como é mostrada no filme a criação de uma engenhoca que seria usada pelos operários na hora do almoço, com intuito de diminuir o tempo de almoço e utilizar o tempo economizado para que