BRUNA FICHAMENTO 1 1
Centro de Ciências Sociais e Jurídicas
Curso de Direito
Disciplina: Ciência Política - 1ºB – Matutino
Docente: Camila Stohrer
Acadêmico: Bruna Carolina da Silva
FICHA DE LEITURA
1. Obra em fichamento: BITTAR, Eduardo C. B. Curso de filosofia política - 2.ed., rev., aum. e modificada / 2005 São Paulo, SP: Atlas, 2005.
2. Destaques:
2.1 “A experiência política é vital para a experiência jurídica na medida em que aquela nutre o direito de legitimidade.” (p. 1)
Comentário: A política depende do jurídico para assim fazer com que aja o Direito de Legitimidade.
2.2 “Todavia, ainda assim, os juristas preferem fazer alusão a expressões vazias e abstratas, que os isentam de maiores comprometimentos com outras ciências ou saberes.” (p.2)
Comentário: Tendo como base analítica o posicionamento de Hans Kelsen, onde ele considera a Ciência Jurídica pura, anti-ideológica e positivista, distanciando-a da influência de ciências como a filosofia e a sociologia.
2.3 “O poder, portanto, conta com a possibilidade de adesão, espontânea ou forçada, do comportamento alheio, como mecanismo e instrumento para manutenção da própria situação de poder; a relação de dominação sem dominado não existe.” (p.3)
Comentário: O poder está na dominação do homem, a partir disto que o ser humano parte para suas relações sociais, o capital é quem domina, quem se fortalece.
2.4 “O Direito age, socialmente, de modo a controlar e determinar comportamentos.” (p.4)
Comentário: O poder do Direito está vinculado ao seu modo de agir dentre as determinadas situações do cotidiano.
2.5 “Enfim, não importa a autoridade da qual provenha o ato ou a decisão, o jurista ali está para discutir e enfrentar os aspectos mais complexos, seja da forma, seja do mérito do ato.” (p.5)
Comentário: O jurista não discute o ato ou a decisão como sua forma primordial, mas sim o analisa em suas diferentes complexidades.
2.6 “Além de tudo, a proximidade e a intimidade dos juristas com o poder são