Estrutura de Mercado e Globalização
GLOBALIZAÇÃO
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ESTRUTURA DO MERCADO
GLOBALIZAÇÃO
2012
SUMÁRIO
Introdução 02
Definição de Mercado 03
Estruturas clássicas de Mercado 05 - Concorrência Perfeita 05 - Monopólio 07 - Concorrência Monopolística 10 - Oligopólio 11 - Monopsônio e Oligopsônio 11 - Monopólio Bilateral 12
Globalização – Vantagens e Desvantagens 13
Referências Bibliográficas 16
Introdução O mercado é caracterizado por suas diferentes estruturas, provenientes de como se dão as relações entre vendedores, compradores, e características dos produtos ofertados / demandados. Poucos vendedores para muitos compradores definem uma estrutura, enquanto, na outra ponta, muitos vendedores com poucos compradores também definem outra estrutura. Cada estrutura possui sua particularidade no relacionamento dos compradores e vendedores, bem como na definição de preço, oferta e procura.
DEFINIÇÃO DE MERCADO
Mercado é um conjunto de pontos de contados voluntários entre vendedores e potenciais compradores de um bem ou serviço, que mediante condições contratuais de compra e venda concretizam os negócios.
Aspectos implícitos no conceito de mercado:
- O contexto comporta qualquer tipo de intercâmbio: trocas diretas (negociações diretas entre os vendedores em qualquer lugar) e trocas indiretas (negociações através de bolsas de mercadorias, bolsas de cereais ou em instituições congêneres). Assim, a definição de mercado é caracterizada pela idéia de espaço econômico, ou seja, não está circunscrita a uma região determinada.
- Negociações são voluntárias e o sistema de preços funciona como denominador comum nas trocas.
- Desnecessidade da presença explícita das partes envolvidas no processo. Essa possibilidade é possível pelo desenvolvimento de redes internacionais de telecomunicação em tempo real e padronização de