ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
Salinas
2014
camila gomes de souza
ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Microeconomia e Macroeconomia. Métodos Quantitativos. Ética, Política e Sociedade. Seminário.
Professores:
Salinas
2014
1 – INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo principal demonstrar às principais estruturas de mercado vigente no Rio Grande do Sul, análise detalhado da estrutura oligopólio na formação de grandes empresas do setor supermercadista, também estuda utilização dos métodos quantitativos como Medidas de Tendência Central, Dispersão, Amostragem Probabilística, índices e Deflação de Dados, onde será explicado a utilização de cada técnica citada no auxílio do gestor empresarial, também será estudado sobre a tendência do capitalismo em sua fase atual.
2 – ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
2.1 – Microeconomia e Macroeconomia
As principais Estruturas de Mercado (Capitalista):
Concorrência Perfeita: corresponde à situação de um mercado em que há grande número de ofertantes/vendedores de um determinado bem ou serviço e um grande número de compradores/consumidores, onde se utilizam diferentes instrumentos de negociação, tais como: preços, qualidade dos produtos, serviços pós-venda, etc. Ex. Mercado do Café, açúcar, petróleo, etc.
Monopólio: é um caso extremo de concorrência imperfeita em que um único vendedor tem o controlo total da oferta de determinado produto ou serviço.
Numa situação deste tipo, a falta de concorrentes leva a que os preços praticados sejam superiores aos preços de mercado que ocorreriam numa situação com concorrência e leva também a que existam poucos incentivos para que sejam efetuados esforços no