Estrutura de mercado do setor supermercadista
A camada dominante era constituida dos esparciatas ou descendentes dos primeiros conquistadores; somente eles tinham direitos politicos.
Em segundo, vinham is periecos (que moravam em redor da cidade) e tinham permissão de comercializar e dedicar-se a manufatura, mas não tinham direitos politicos.
Os hilotas, parte da população submetida a um trabalho compulsorio e a um tratamento, muitas vezes, vergonhoso.
2. Atenas: Cidade estado grega, institulada cidade democratica, porem baseada em uma democracia elitista. Formou a liga Delos para proteger a Grécia contra invasões persas, criando assim uma estrutura poderosa que com o tempo fugindo de sua originalidade, tornou-se lider, dominando e exercendo a hegemonia grega, cobrando impostos de outras cidades e fortalecendo-se economicamente. Assim nasce uma rivalidade entre Esparta e Atenas.
Esparta: Cidade militarista, voltada para formação de guerreiros, destaca-se pela formação de um exercito poderoso, que ao juntar-se com Atenas para proteger o territorio grego de um inimigo comum/persas, foi submetida por atenas. Para fazer frente a liga de Delos, criou a liga do peloponeso com o objetivo de desbancar atenas de seu imperialismo. Para os historiadores a guerra entre as cidades gregas, significou o fim das cidades, um verdadeiro suicidio da antiga Grecia, que nunca conseguiu uma unificação e centralização politica, sem formar um territorio unico, sempre rivais entre si e lutando para disputar hegemonia.
3. A Bulé ou Conselho dos Quinhentos era um importante órgão legislativo que dividia as funções antes controladas pelo Areópago ateniense controlado pelos aristocratas. A Eclésia foi uma instituição mais ampla onde os cidadãos poderiam aprovar ou rejeitar as leis elaboradas pela Eclésia. Por último o Helieu seria composto por juízes incumbidos de julgar os cidadãos atenienses de acordo com as leis escritas.
4. Conjuração Baiana: Seus participantes