Estrutura de madeira
Introdução da pesquisa:
As últimas décadas, a utilização da madeira como material de construção tem diminuído substancialmente, perdendo espaço para materiais como o aço e, principalmente, o concreto. No entanto, a madeira é um material que apresenta características estruturais muito atrativas e, por isso, ainda mantém um certo status como material estrutural, mesmo que, nos dias de hoje, razões ecológicas estejam também pressionando por uma diminuição do seu uso.
Objetivos da pesquisa:
I - apresenta resistência mecânica tanto à esforços de tração corno à compressão, além de resistência atração na flexão tem resistência mecânica elevada em relação ao seu peso próprio pequeno.
II - tem resistência à choques e cargas dinâmicas absorvendo impactos que dificilmente seriam com outro materiais.
III - tem fácil trabalhabilidade permitindo ligações simples. IV - boas características de absorção acústica. Bom isolamento térmico. V - custo reduzido e é renovável, desde que convenientemente preservada.
Qual o tipo de madeiramento utilizado para a sustentação de uma casa?
Por ser um material naturalmente resistente e relativamente leve, a madeira é frequentemente utilizado para fins estruturais e de sustentação de construções. O que se verifica é o aperfeiçoamento das técnicas de construção com esse material, que atrai não só pela beleza, mas também pelo isolamento térmico e acústico que proporciona, por sua resistência e até diminuição dos custos da obra.
A madeira é um dos materiais mais utilizados em arquitetura e engenharia civil. Nos seus diferentes modos de utilização, a madeira pode fazer parte de vários ambientes, principalmente nas estruturas, coberturas, móveis rústicos e decorações, podendo ser utilizada ainda no uso para acabamento interno da casa, como em batentes, portas e pisos como assoalhos, tacos, entre outros.
Justificativas da pesquisa:
As vantagens do uso da madeira como materiais de construção são