Estrutura de Fundações
Fundações são elementos estruturais destinados a transmitir ao terreno as cargas da estrutura (edificação). Devem ter resistência adequada para suportar as tensões causadas pelos esforços solicitantes. Sua função é suportar com segurança as cargas provenientes da edificação.
Elementos necessários antes da execução
Deverão ser conhecidos pelo menos os seguintes elementos:
- Natureza e característica do solo no local da obra;
- Projeto Estrutural: disposição, grandeza e natureza das cargas a serem distribuídas ao subsolo;
- Estudo rigoroso dos tipos de fundações existentes no mercado e as restrições impostas a cada tipo de fundação;
- Conhecimento das fundações e das condições técnicas das edificações vizinhas;
- Orçamento completo (material, mão de obra, transporte, etc) das soluções e tipologias possíveis.
Portanto, a escolha do tipo de fundação deve considerar aspectos que vão desde a natureza do solo até o orçamento completo da obra.
Tipos de Fundação
As fundações diretas ou rasas são aquelas em que a carga da estrutura é transmitida diretamente ao solo pela fundação. São executadas em valas rasas, com profundidade máxima de 3 metros. As fundações diretas ou rasas são empregadas onde as camadas do subsolo, logo abaixo da estrutura, são capazes de suportar as cargas. São dimensionadas de forma a distribuírem o peso da construção no solo para que a pressão exercida sobre o solo seja compatível com a sua resistência (do solo).
Baldrame
Bloco
Sapatas (isoladas, associadas ou corridas)
Radier
Vigas de Fundação As fundações indiretas ou profundas são fundações cuja resistência é composta de duas parcelas. A primeira é baseada na superfície de sua extremidade inferior que distribui o peso atuante, sobre ela, no solo (ponta). A segunda é gerada pela força de atrito entre a superfície lateral da fundação e o solo.
Etacas (pré-moldadas e moldadas in loco), dividem-se em estacas de atrito ou de suporte),