Estrutura de fundações
Graduação em Engenharia Civil
Ian Coelho
FUNDAÇÕES RASAS E PROFUNDAS
Belo Horizonte
2014
ÍNDICE
LISTA DE FIGURAS
LISTA DE TABELAS
INTRODUÇÃO
As Fundações na Construção Civil são essenciais para o processo de qualquer edificação, a partir da sondagem do terreno onde ela será executada, e de acordo com a tipologia da construção. Ela possui a finalidade de transmissão de cargas da edificação para a camada resistente do solo, para a identificação da camada resistente, é feita a sondagem do solo.
Existem vário tipos de fundações, classificados em rasas e profundas (direta ou indireta). Dependendo da carga da edificação e características do solo, o que implica diretamente no custo da obra.
Fundações bem projetadas diminuem o custo total da obra. Porém, erros de projetos ou de execução podem aumentar significadamente os custos, a curto ou longo prazo, como a necessidade de criação de reforços e recuperações estruturais.
Os procedimentos executivos e características das fundações serão mais aprofundadas no decorrer do trabalho.
1. INVESTIGAÇÕES GEOTÉCNICAS PARA FINS DE FUNDAÇÕES
Os projetos geotécnicos são normalmente executados com ensaios de campo, o que nos leva a características satisfatórias do solo, assim como suas propriedades (materiais e resistência). São essas as informações necessárias para a base do projeto de fundação.
Um dos pré-requisitos para o projeto, é o reconhecimento das condições do subsolo, trazendo assim mais segurança e economia para a obra. As informações geotécnicas obtidas na sondagem são indispensáveis para o planejamento da fundação.
A sondagem do solo normalmente é executada com base em ensaios de campo, cujos resultados permitem uma definição satisfatório do tipo de solo local, bem como suas diferentes camadas, existência de rochas e o nível do lençol freático.
As