Estrutura das Palavras
ESTRUTURA DE PALAVRAS
1. Radical: parte principal da palavra e que expressa seu significado.
Ex: lateral – caseiro
2. Vogal Temática: tem a função de ligar o radical às desinências. Ela pode ser nominal ou verbal.
Ex: brincavam - atraentes
3. Tema: é a união do radical + a vogal temática.
Ex: brinc + a = brinca
4. Afixo: é o elemento que se junta ao radical e forma nova palavra com significado diferente. Eles podem vier antes do radical, é o prefixo. Ou depois, que é sufixo.
Ex: infeliz (prefixo) felizmente (sufixo) infelizmente (prefixo e sufixo)
5. Desinência: indica as flexões dos nomes e dos verbos, sempre aparece no final das palavras variáveis, ou seja, que variam na forma ( verbos, substantivos, etc). As desinências podem ser nominais ou verbais. As nominais podem ser de gênero ou de número, e as verbais de infinitivo, gerúndio ou particípio se os verbos não estiverem conjugados. Se conjugados possuem desinência número-pessoal (DNP) e modo-temporal (DMT).
Ex: encantando = desinência de gerúndio encantavam = desinência número-pessoal= 3ª pessoal do plural/ desinência modo-temporal= pret. Imperfeito do indicativo. meninas= a=desinência de gênero s= desinência de número 6. Vogal e consoante de ligação: elas unem determinados radicais a certos sufixos.
Ex: floricultura = flor(radical) + i (vogal de ligação) + cultura (sufixo) Paulada= pau (radical) + l (consoante de ligação) + ada (sufixo)
OBSERVAÇÃO: Estudem bastante este assunto, pois ele servirá de base para o Ensino Médio.