sistemica
No Brasil, esse colegiado é mais conhecido como "Cúpula (parte mais alta de uma Igreja)", sendo a unidade deliberativa mais importante de decisões sob qualquer aspecto, dentro de uma organização, como exemplo simples temos o papel do Supremo Tribunal Federal(STF), frente aos demais Tribunais brasileiros, sendo portanto a necessária Convergência deliberativa de toda uma organização, como se fosse a cabeça com relação a todo o corpo, inclusive para assuntos problemáticos do Congresso Nacional e de Governo.
A idéia de comitê difere de uma comissão, mais próprio seria de "Super-comissão", como é tratado nos Estados Unidos da América, porque, enquanto esta trata de assuntos e temas específicos e normalmente tem existência por tempo predeterminado, o comitê é um órgão permanente e trabalha gerenciando diversos temas dentro de um grupo, como um Leque. Também difere de conselho por ser, de natureza, um destacamento relativamente pequeno partindo de um grupo maior (o que o conselho não precisa ser necessariamente).
Um comitê também pode ser um grupo de sábios e notórios especialistas, convocado por uma autoridade maior (como um governo), para tratar de uma questão determinada e impor ou propor soluções para um Projeto, de grande importância Nacional, sempre se referindo a grandiosidade de uma organização departamental.
O nome é adaptação do francês comité que, por sua vez, deriva do latim comites e comes(Cume, Cúpola, parte mais alta, como a chamada Gávea de um