estrutura das exportações portuguesas
De acordo com o docente Francisco Saínhas, o tema escolhido para o nosso grupo foi a Estrutura das Exportações Portuguesas – Oportunidades e Obstáculos. Com isto, aprofundámos alguns pontos relacionados com a exportação portuguesa e com as medidas tomadas pelo governo português, em relação a este assunto, entre outros pontos de relevo.
Resumo
A exportação é a saída de bens, produtos e serviços além das fronteiras do país de origem, operação esta que pode ou não envolver pagamento (venda/doações). Portugal é um pais com uma produção de produtos para um grande exportação, desde produtos consumíveis a automóveis e máquinas de construção.
Com valores a aumentar de ano para ano, desde 2009, Portugal parece ser um país com uma economia crescente relativamente às exportações. Em 2013, Portugal exportou o equivalente a 68 mil milhões de euros, estes repartidos por 70% para a União europeia e 30% para o resto do mundo.
Nestes 70% equivalentes a União Europeia, maior parte das exportações (um quinto) foram para Espanha, consequência do aumento de vendas dos combustíveis e seus derivados mas também devido à vizinhança e fronteira entre os dois países. De seguida temos França, Alemanha e Reino Unido, respetivamente. Relativamente aos países fora da UE, Angola e os Estados Unidos da América ocupam as duas primeiras posições e só depois temos o Brasil.
Estrutura da economia
A economia de Portugal foi, em 2013, a 49ª maior do mundo se considerarmos o seu Produto Interno Bruto nominal (PIB nominal), calculado em 219,4 mil milhões de dólares.
Tendo aderido à então CEE, em 1986 juntamente com a Espanha, o país iniciou, então, um período de elevados investimentos em infraestruturas que se refletiram