Turismo no Município de Rio Preto da Eva
1 INTRODUÇÃO O município de Rio Preto da Eva faz parte da Região Metropolitana de Manaus – RMM, e da mesorregião Norte-Amazonense, compreendendo a Microrregião homônima. Sua população é estimada em cerca de 28.999 hab. (IBGE, 2013), sendo 35,45 % vivendo na área urbana e 64,55 % em área rural, apresentando o 13º IDH do Estado (PNUD/2010) e o 14º PIB municipal amazonense, com cerca de: R$ 222.871 mil (IBGE/2010) e o PIB per Capita em torno de R$ 8 652,50 (IBGE, 2010). Seu principal meio de ligação com a capital se dá por via terrestre, através da rodovia estadual AM-010.
O município se apresenta como uma alternativa ante os principais atrativos turísticos do Estado, principalmente por está situado próximo a Manaus (cerca de 80 Km), sendo um dos principais destinos dos moradores da capital, que buscam um refúgio de lazer e descanso e são atraídos pelos seus aspectos naturais, como balneários e cachoeiras situadas distantes de aglomerados urbanos.
Quanto ao potencial turístico do município, há a necessidade de atribuir uma análise da sua identidade turística, por meio dos seus aspectos naturais e sociais, onde será possível identificar fatores que corroborarão e também limitarão o desenvolvimento das atividades turísticas e sua viabilidade.
Em termos de estrutura para essa finalidade, existem no município de Rio Preto da Eva alguns hotéis e resorts com boa estrutura e qualidade de atendimento, porém existem também fazendas e sítios que se disponibilizam em receber visitantes e turistas, o que reforça o potencial turístico desta região. Esses lugares são a base de uma agricultura de referência no Estado, sendo importantíssimo o cultivo de laranja, assim como a pecuária, a piscicultura e avicultura em granjas, que abastecem o mercado de Manaus. Contudo, mesmo com a presença de deslumbrantes recursos naturais e distinta formação social, sua economia e produção