Estrutura da Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde - Lagoa Santa
Lagoa Santa – MG
Praça Dr. Lund, Nº 160, Centro.
Propriedade Privada eclesiástica – Arquidiocese de BH
Construída no início do Séc. XX
A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde é a Igreja central e referência da cidade de Lagoa Santa. Tem a forma de uma meia-bola, uma cúpula com aberturas em formas triangulares para todos os lados, além de uma estrutura de lâmina abobadada que cruza toda esta cúpula.
O material é perceptivelmente antigo, já que a igreja é muito antiga e só contou com uma restauração de pintura interna e externa.
Sua parte da frente é também na forma triangular, com sua cobertura abobadada. Portas e janelas de vidro, além de uma marquise sustentada pelas placas laterais, além de uma escadaria na frente, que é protegida por uma grade. Pé direito da marquise aproximadamente de 4m, da fachada 6m.
A Torre da frente é alta, tem aproximadamente 15m de altura e é sustentada em um apoio fixo e sua força é totalmente distribuída entre seus 3 pés que a seguram no chão, além de estar acoplada à marquise frontal da fachada. No topo desta, podemos encontrar uma cruz, que representa a padroeira da igreja.
Em sua parte superior, vê-se uma cúpula subjugada além da cúpula principal, sua função é de distribuir o som pelas redondezas, já que o sino se localiza naquela região, e apoio para a cruz que se localiza logo acima desta. Por cima vista, não parece nada além de apenas uma cúpula, mas por dentro pode-se perceber que são estruturas em que se dividem entre vãos e vigas curvadas, que dão sustentação à estrutura.
Na parte de trás observa-se a mesma estrutura frontal, com portas e janelas de vidro, vê-se uma novidade também nessa parte, que são janelas redondas, além de grades protetoras. Porém percebe-se também que devido a irregularidade do solo, a parte de trás acaba sendo bem maior que a da frente,