Estrtura Lógica do Computador
A estrutura interna de um computador pode ser dividida em quatro unidades lógicas:
Unidade Central de Processamento - O processador é o cérebro do computador, o componente que calcula operações de lógica binária (adição, subtração etc.), lê e escreve informação na memória do computador e que diz aos outros componentes o que fazer.
Dispositivos de Entrada e Saída - As unidades de entrada de dados realizam a interface entre homem e máquina, exemplo: o teclado, o mouse etc.
Já as Unidades de saída de dados devolvem a informação processada entre a máquina e o homem, exemplo: a impressora, o vídeo etc.
Programas (software) - Apesar de não terem qualquer tipo de implementação física, os softwares dão vida aos diversos componentes do computador e os fazem trabalhar para um fim comum.
Isto só é possível, através de instruções específicas de operação agrupadas em unidades lógicas ou programas.
Unidades de Memória - É o principal local de operação do computador, pois armazena toda a informação associada ao programa a ser executado.
A história dos computadores e da computação
Hoje em dia, os computadores estão presentes em nossa vida de uma forma nunca vista anteriormente. Sejam em casa, na escola, na faculdade, na empresa ou em qualquer outro lugar, eles estão sempre entre nós. Ao contrário do que parece, a computação não surgiu nos últimos anos ou décadas, mas sim há mais de 7 mil anos.
Por este motivo, desenvolvemos este artigo que conta a história e a evolução da computação e dos computadores em geral, desde a antiguidade até os dias de hoje. Desta maneira, você poderá ficar por dentro das principais formas de computação utilizadas pela humanidade. O texto está dividido em quatro partes e vai abordar temas diversos, como ábaco, Máquina de Pascal, Lógica de Boole, computadores mainframes, Steve Jobs e Bill Gates, entre vários outros.
Para começar, vamos falar sobre uma forma de calcular muito simples, mas que também foi