Estresse e qualidade de vida em esposas de alcoolistas.
Estágio Básico I- Laboratório de Pesquisa I
Estresse e qualidade de vida em esposas de alcoolistas
Brasília
Março de 2010
Centro Universitário de Brasília
Estágio Básico I- Laboratório de Pesquisa I
Maíra Maria Emiliano Santos
RA: 2082221/3
Estresse e qualidade de vida em esposas de alcoolistas
Projeto de pesquisa apresentada no curso de graduação em Psicologia do Centro Universitário de Brasília- UniCEUB como parte dos trabalhos exigidos para a conclusão da disciplina Estágio Básico I- Laboratório de Pesquisa I.
Orientadora: Heila Magali da Silva Veiga
Brasília
Março de 2010
1.Delimitação do Problema
O estresse pode ser entendido com uma forma de se adaptar às demandas do ambiente, são definidas como respostas psicológicas e fisiológicas no qual o indivíduo se prepara para uma situação na qual precisa reagir de forma coerente. O estresse pode atingir todas as classes sociais, tanto do empregado de maior cargo de uma empresa, quanto de estudantes e até de donas de casa que cuidam dos filhos e marido. Portanto, o estresse pode resultar de uma carga excessiva de trabalho, de uma ansiedade pelo futuro, ou de uma pressão exercida pela família, e pela sociedade, entre outros (Simmons, 2000). Devido a essa grande demanda da sociedade, da família, do trabalho e do dia-a-dia como um todo, as fontes estressoras se tornam demasiadamente constantes, fazendo com o que o estresse faça parte da vida do indivíduo, o que pode levar a uma exaustão e propensões a sérias doenças. (Lipp, 2003).
Apesar das mulheres terem conquistado seu espaço no mercado de trabalho, e suas obrigações domésticas terem sido contestadas, nos dias de hoje ainda são atribuídas a elas responsabilidades no que concerne a ordem e ao zelo do lar, assim como o bem-estar dos filhos e do marido. Desde pequenas, as mulheres são ensinadas que devem cuidar e promoverem o bem-estar do homem e da