Estresse nos dias de hoje
A finalidade deste trabalho é analisar a influência do estresse na vida dos profissionais da aera de estética, a partir da aplicação de um questionário para identificar seus níveis. O estresse foi se aperfeiçoando ao longo da própria evolução biofisiológica do homem.
Nos dias de hoje muito se fala em estresse, e não é para menos já se tornou uma constante, com tantas atividades e responsabilidades nos cercando todos os dias, fica difícil não se sentir sob pressão. Assim esse termo se vulgarizou.
A palavra estresse tem sua origem no Latim e caracteriza-se como um mecanismo fisiológico do organismo sem o qual nós, nem os outros animais, teríamos sobrevivido. É essencialmente um grau de desgaste do corpo e da mente, que pode atingir níveis degenerativos. Esse termo tem provocado estímulos que perturbam a homeostasia e produzido manifestações com distúrbios fisiológicos e psicológicos.
O estresse pode ser útil até certo ponto, porque faz com que o organismo fique mais atento e preparado para os desafios do meio ambiente. Porém em outras leva a uma situação desfavorável, que pode desencadear úlceras ou em diversos problemas psíquico. O quadro passa a ser prejudicial quando o organismo é exposto a estressores continuamente, impedindo relaxamento após a tensão.
Desenvolvimento
No entanto, o estresse do mundo moderno é muito diferente do que existia no passado. Resulta do acúmulo de pequenos problemas que se repetem todos os dias, trazendo consequências nefastas para o organismo.
O estresse pode ser classificado em Eustresse e Distresse. O Eustresse (estresse positivo) motiva e estimula a pessoa a lidar com determinada situação, mantendo a percepção mais aguçada, concentração focal e envolvimento maior no objetivo proposto em busca da superação de si próprio. Já o Distresse (estresse negativo) acovarda o indivíduo, o intimida, faz com que ele fuja das situações.
Os chamados estressores podem ser internos (da própria pessoa, ligados a