Estresse no Trabalho
ESTRESSE NO AMBIENTE DE TRABALHO.
Trabalho apresentado para módulo de Metodologia de Pesquisa Bibliográfica para o Curso de Tecnologia em Gestão Comercial, da disciplina Psicologia.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 REFERENCIAL TEÓRICO 5
2.1 ESTRESSE 5
2.1.1 Distresse x Eustresse 6
2.2 SINTOMAS DO ESTRESSE 6
2.3 CAUSAS DO ESTRESSE 7
2.4 COMO REDUZIR O ESTRESSE NO TRABALHO 7
2.5 CONSEQUÊNCIAS DO ESTRESSE 8
3 CONCLUSÃO 9
4 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Segundo Zille e Cremonezi (2013) a palavra estresse ganhou popularidade a partir do século XVII, tendo como significado: ‘fadiga’, ‘cansaço’, alguma coisa ‘apertada’ ou ‘penosa’. Para Ferreira (1993, p. 233) a palavra estresse é considerada um “conjunto de reações do organismo a agressões de origem diversas, capazes de perturbar-lhe o equilíbrio interno.”.
O estresse tem suas maneiras de se manifestar, seus sintomas, suas causas, suas conseqüências e, até mesmo, sugestões para reduzi-lo, quais assuntos serão redigidos neste artigo, através de pesquisas em livros e revistas científicas online, tendo como ênfase o assunto: estresse no trabalho.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
Nesta parte, abordam-se o estresse na sua visão histórica e conceitual, os principais sintomas, causas, como reduzir o estresse no trabalho e algumas conseqüências para o ser humano e a organização.
2.1 ESTRESSE
Zille e Cremonezi (2013, p.114) dizem através dos conhecimentos de Naujorks (2002) que “a palavra stress tem origem no latim e, conforme o Oxford English Dictionary, foi empregada popularmente a partir do século XVII com o significado de ‘fadiga’, ‘cansaço’, alguma coisa ‘apertada’ ou ‘penosa’.”.
Pereira e Zille (2010, p.417) defendem através de seus estudos bibliográficos, tendo como base Ferreira