Estresse no Trabalho
Módulo: 6
Fórum: Tarefa individual
Título Estresse no Trabalho
Aluno: Thaís Nascimento
Disciplina: Psicologia Organizacional
Turma: GRPOEAD_T0100_0713
Introdução
Atualmente, o nível de estresse nas empresas tem um crescimento assustador, aumentando os índices de ansiedade, depressão e em casos mais graves acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio. Com isso os gestores tem percebido que cuidar do bem-estar dos funcionários é uma questão de sobrevivência.
Causas e consequências do estresse
As causas do estresse podem ser por excesso de carga horária, instalações desfavoráveis, pressão para atingir metas, falta de motivação e interesse pelo trabalho realizado, não conseguir separar problemas familiares com o trabalho, insegurança, medo do desemprego entre outros, levam muitas pessoas ao estresse, a crises de ansiedade, fobias e alguns podem desenvolver a Síndrome de Burnout, que é um estresse ocupacional crônico, que leva ao cansaço emocional, insensibilidade com os colegas de trabalho e falta de realização pessoal.
Influências na qualidade de vida dos profissionais e na dinâmica organizacional
Pessoas estressadas geralmente tem insônia, distúrbios alimentares, falta de memória e de concentração. Afetando diretamente na produção, no convívio com os colegas de trabalho e alcance de metas.
Sugestão de práticas institucionais para solução do problema
É muito importante investir no bem-estar dos funcionários, não se esquecendo de observar a individualidade de cada um, para assim conseguir auxiliá-los da melhor forma.
Um exemplo é o programa “Viva Bem”, da CAIXA SEGUROS – Brasília DF, que tem atividades como: grupos de vigilantes do peso, ginástica laboral, antitabagismo, entre outras. E todos os colaboradores realizam anualmente exames de saúde e controle de estresse.
Conclusão
Empresas que investem em melhorias na qualidade de vida dos funcionários tem um retorno positivo rápido, pois além de