Estresse no Trabalho
O que é estresse?
Estresse - O termo estresse foi emprestado da física devido ao desgaste e tensão em que os materiais são expostos. E usado pela primeira vez em 1936 pelo médico Hans Selye.
O estresse é uma condição dinâmica na qual um indivíduo é confrontado com uma oportunidade, demanda ou recurso com relação a alguma coisa que ele deseja e cujo resultado é percebido simultaneamente como importante e incerto.
O estresse positivamente é uma defesa natural que nos ajuda a sobreviver. Uma das primeiras teorias do estresse, apresentada pelo fisiologista Walter Cannon em 1914, ainda antes de a palavra ser utilizada com o sentido atual, foi a chamada "teoria da luta ou fuga" (fight-or-flight). Segundo essa teoria em situações de emergência o organismo se prepara para "o que der e vier", ou seja, para lutar ou fugir, segundo o caso. Esse tipo de reação foi observado em animais e em humanos. Porém em contraparte, em intensidades muito elevadas e por longos períodos, acarreta doenças psicológicas e físicas como problemas cardiovasculares, distúrbios de depressão, ansiedade, pânico (essas e outras consequências veremos mais adiante). Ele ocorre em relação ao conjunto de obrigações, responsabilidades, pressões e incertezas que as pessoas enfrentam em seu ambiente e se confronta com a demanda e o recurso com relação a alguma coisa que ele deseja, tendo o resultado almejado importante e incerto.
Estressores por desafio: associados com a carga de trabalho, pressão para finalização das tarefas com urgência.
Estressores por obstáculo: que impedem de alcançar seus objetivos, como a burocracia, política da empresa e confusões em relação às responsabilidades no trabalho.
O estresse por desafio pode melhorar o desempenho profissional em um ambiente de trabalho que oferece apipo aos funcionários ao passo que o estresse por obstáculo reduz esse desempenho em todos os ambiente.
O estresse aparece associado às demandas ou