Psicanálise
Idéia de um choque violento, de uma efração sobre o aparelho psíquico e também das consequências sobre o conjunto da organização psíquica.
Consequência do rompimento do escudo defensivo pelo excesso de excitações que põem em risco a dominância do princípio de prazer e a estruturação do aparelho psíquico.
HIPNOSE:
É um estado mental ou um tipo de comportamento, usualmente induzidos por um procedimento conhecido como indução hipnótica, o qual é geralmente composto de uma série de instruções preliminares e sugestões.
ASSOCIAÇÃO LIVRE DE IDEIAS:
Processo no qual o paciente é orientado a dizer o que lhe vier à cabeça, deixando de dar qualquer orientação consciente a seus pensamentos. É essencial que ele se obrigue a informar literalmente tudo que ocorrer à sua autopercepção, não dando margens a objeções críticas que procurem pôr certas associações de lado, com base no fundamento de que sejam irrelevantes ou inteiramente destituídas de sentido.
RESISTÊNCIA
Defesa cuja finalidade era manter fora da consciência uma ideia que causava algum tipo de sofrimento psíquico levando-o a criar o conceito de recalque, ou seja, tudo o que, nos atos e palavras da pessoa em análise, se opõe ao acesso deste ao seu inconsciente.
RECALQUE
É um Mecanismo psicológico de defesa pelo qual desejos, sentimentos, lembranças que repugnam à mentalidade ou à formação do indivíduo são excluídos do domínio da consciência e conservados no inconsciente, continuando, assim, a fazer parte da atividade psíquica do indivíduo e a produzir nela certos distúrbios de maior ou menor gravidade.
SONHO
São fenômenos psíquicos onde realizamos desejos inconscientes. O sonho é a realização dos desejos reprimidos, recalcados quando o homem está consciente, em estado de vigília.
MECANISMO DO SONHO:
Condensação: Diz respeito ao fato de o conteúdo manifesto do sonho ser menor do que o conteúdo latente, isto é, de o conteúdo manifesto ser uma “tradução abreviada” do latente.
Deslocamento: É