ESTRESSE NO DIA ADIA
O presente trabalho tem como objetivo analisar as causas do estresse no cotidiano, O nosso corpo estar preparado para sentir estresse e reagir. Ele mantém-nos em alerta para evitar o perigo e suas consequências. Mas nem sempre é possível evitar ou alterar as situações que nos podem causar um excesso de stress. Sentimo-nos presos e incapazes de alterar este sentimento. Quando o stress persiste, os seus efeitos criam desarmonia no corpo que enfraquece, perde resistências e pode adoecer. As dificuldades de lidar com as pressões do dia-a-dia como aturar problemas financeiros, questões familiares, violência urbana, problemas no trânsito, mau relacionamento com colegas de trabalho ou chefes, possibilitam o aparecimento do stress.
A Organização Mundial de Saúde coloca os problemas cardiovasculares, sobretudo a hipertensão, em primeiro lugar na lista das doenças profissionais. Mas logo a seguir, surgem também as perturbações psíquicas e físicas diretamente relacionadas com o eestresse, que atingem mais de 50 por cento dos trabalhadores.Sabemos que a qualidade de vida no trabalho passou a ser um meio para alcançar a exaltação do ambiente de trabalho obtendo dessa forma máxima produtividade e um resultado de qualidade, atualmente tem sido vista como um conceito generalizado e como forma de dimensionar tais fatores, dessa forma é preciso adotar novos hábitos de vida que proporcione melhorias essências a saúde e bem estar físico e mental.
O estresse é a resposta do organismo a determinados estímulos que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras.
Para se adaptar à nova situação, o corpo desencadeia reações que ativam a produção de hormonas, entre elas a adrenalina.
O indivíduo fica em "estado de alerta" e em condições de reagir.
Em segundos as hormonas espalham-se pelas células do corpo, a respiração e batimentos cardíacos aceleram; sintomas denominados "reação de luta ou fuga". Ao acalmar-se, o corpo reequilibra- se, o que não acontece quando os