ESTRESSE NO AMBIENTE DE TRABALHO
Aluna Tatiana Orestes Da Silveira
O que é estresse?
O estresse é uma reação do organismo a um esforço extremo ou importante. Em geral o estresse ativa processos hormonais e nervosos baseado em um estado de alerta, o que explica o aumento do ritmo cardíaco e do estado de vigilância sendo considerado um dos maiores males da atualidade.
O Estresse no Ambiente de Trabalho
Com o aumento da competitividade as empresas têm que continuar mudando para se adaptar a novas tendências e não perder espaço no mercado e assim cobram mais de seus funcionários. O tempo gasto no serviço também aumentou, essas situações em muito contribuem a um aumento do estresse.
Trata-se de uma doença e a pessoa afetada tem grandes chances de ficar convalescida e falecer antes do tempo.
Estresse no ambiente de trabalho
Já é de conhecimento popular que o estresse prejudica tanto o trabalhador quanto o seu empregador. Estima-se que no Brasil 3,5% do PIB é perdido com custos relacionados ao estresse no trabalho, sendo que pesquisas indicam que
70% dos trabalhadores no país estão estressados e no resto do mundo os dados não são diferentes.
Estresse crônico
É causado pela exposição constante a ambientes hostis, como barulhos altos e frequentes, poluição, conflitos pessoais permanentes, pressões pessoais no trabalho ou na família, entre outros. Ao contrário do agudo, causa doenças a longo prazo, como psoríase, infecções causadas por baixa imunidade e enxaqueca.
As causas do estresse ocupacional
O estresse ocupacional acaba surgindo de uma desigualdade entre as demandas existentes no trabalho e a habilidade ou possibilidade do trabalhador em enfrentálas. As causas para o estresse no ambiente de trabalho podem ser muitas:
Falta de autonomia
Má atribuição de responsabilidade
Insegurança
Monotonia
Inadequação do salário;
Ambiente desagradável (barulhento, sujo,...)
Longas jornadas
Conflitos com colegas e superiores
Gerenciamento inadequado
A falta de