25 Abril
Introdução 3
A preparação do golpe 4
O Dia 25 de Abril de 1974 5
Oficiais de Abril 6
Antes e depois do 25 de abril 9
Conclusão 11
Introdução
Neste trabalho foi nos pedido para falarmos sobre o 25 de abril, na qual eu decidi falar sobre os seguintes tópicos, a preparação do golpe, sobre o dia 25 de abril de 1974, quem foram os oficiais de abril e por fim decidi fazer uma comparação do antes e depois do 25 de abril.
A preparação do golpe
Após treze anos de confrontos, a guerra colonial tornou-se um beco sem saída. Mas o esforço de guerra continuava, sendo sucessivas as mobilizações de oficiais do Quadro Permanente. Entre 1 e 3 de Julho de 1973 realiza-se no Porto o “ Congresso dos Combatentes de Ultramar” como protesto coletivo.
Em 13 de Julho é publicado um decreto-lei que desagrada aos militares e a reação foi imediata. Em Setembro do mesmo ano mais de 100 oficiais das Forças Armadas decidem enviar uma carta de protesto ao presidente da República, reclamando a suspensão do decreto. Mesmo com a suspensão do decreto os oficiais continuaram a reunir-se e em Novembro do ano que corria ouviu-se falar pela primeira vez do derrube do regime português pela força. De uma contestação de caracter profissional passa-se a uma fase de caracter nitidamente político, onde se propõe: «o derrube pela força do governo marcelista, através de um golpe militar e o fim da ignominiosa guerra colonial contra os povos africanos.»
Em Dezembro de 1973 os capitães designaram o seu movimento por MOFA (movimentos dos oficiais das forças armadas). Elegeram uma comissão coordenadora composta por Vasco Lourenço, Salgueiro Maia e Otelo Saraiva de Carvalho, entre outros, que tinha como função preparar a ação militar e elaborar um programa politico. O programa é apresentado e está na origem do programa do MFA.
Em 5 de Março de 1974 os oficiais do MOFA