O estresse no ambiente de trabalho
O estresse já pode ser considerado como um aspecto próprio da vida cotidiana, oriundo das interações do indivíduo ao meio em que vive podendo este influenciar a sua vida de forma negativa ou positiva.
O estresse tem consequências para a saúde e para a qualidade de vida. Estas são percebidas por queda de produtividade, dificuldades interpessoais, gerando altos custos pessoais e profissionais.
Neste projeto, iremos trabalhar o Estresse no Trabalho como nosso tema principal.
JUSTIFICATIVA
Considerando ser o estresse no ambiente de trabalho uma das inúmeras variáveis com as quais o trabalhador necessita conviver, há a necessidade de serem desenvolvidas estratégias de cunho preventivo que favoreçam o desenvolvimento de um ambiente de trabalho com aspectos produtivos e saudáveis.
Desta forma, evita-se que os níveis de estresse alcancem estágios que tragam resultados negativos para a saúde e bem estar dos trabalhadores e diretamente represente um custo elevado para as empresas.
Justifica-se a importância de estudos que focalizem o estresse ocupacional, bem como as consequências do aumento do nível do estresse sobre os estados emocionais e sobre o desempenho profissional.
PROBLEMA
O mundo contemporâneo com suas exigências, pressões e demandas poderia ser um espaço viável de fontes de estresse e consequentemente gerador de desequilíbrios e diminuição da qualidade de vida do trabalhador?
É possível determinar os fatores estressantes no ambiente de trabalho?
Poderíamos afirmar que ao identificarmos as causas do estresse seria possível propor mudanças comportamentais em uma equipe de trabalho?
OBJETIVO GERAL
Identificar os fatores estressantes no ambiente de trabalho para melhorar a qualidade de vida do trabalhador.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar e compreender os fatores emocionais, psicológicos e físicos causadores do estresse profissional do mundo atual.
Identificar