Estratégias e Possibilidades
DROGAS: ESTRATÉGIAS E POSSIBILIDADES DE REDUÇÃO NO BAIRRO COLINA NO MUNICÍPIO DE PIUMHI - MG PIUMHI / MG 2014
1. INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA
O uso de substâncias psicoativas acompanha o homem desde a Antiguidade, variando com o tempo e com a cultura nas últimas décadas, tem se observado o crescimento vertiginoso de quadros de abuso e dependência química, o que constitui hoje, problema mundial de Saúde Pública. Desse modo torna-se necessário o desenvolvimento de estratégias e tratamentos para quadros de abuso de drogas como cocaína, maconha e o álcool. (FOCHI, et al 2001)
A adolescência é um momento especial na vida do indivíduo. Nessa etapa, o jovem não aceita orientações, pois está testando a possibilidade de ser adulto, de ter poder e controle sobre si mesmo. É um momento de diferenciação em que naturalmente afasta-se da família e adere ao seu grupo de iguais. Se esse grupo estiver experimentalmente usando drogas, o pressiona a usar também. Ao entrar em contato com a droga nesse período de maio vulnerabilidade, expõe-se também a muitos riscos. O encontro do adolescente com a droga é um fenômeno muito mais frequente do que se pensa e , por sua complexidade, difícil de ser abordado. (Institute of Medicina, 1990)
O uso contínuo de drogas pode queimar etapas na vida de um jovem, fazendo com que ele envelheça no único lugar em que não é permitido envelhecer no território da emoção. Infelizmente a dependência de drogas tem gerado velhos em corpos de jovens. (CURY, 2000)
Na atualidade as substâncias psicoativas passaram de exóticas e fascinantes, para o caráter de mercadoria, assim sendo o problema é complexo de enfoque multidisciplinar e de saúde pública, pois o consumo dr drogas ultrapassa os meros aspectos legais, jurídicos e locais, sendo um problema global e uma das características da sociedade contemporânea. Fazem se necessárias políticas públicas não só de prevenção, mas também de tratamento e