Estratégias para promover a inovação no Cirque du Soleil
Módulo: 3
Fórum: Inovar para Vencer
Título: Estratégias para promover a inovação no Cirque du Soleil
Aluno: Talles Augusto da Silveira
Disciplina: Estratégia de Empresas
Turma: IBS00-UCI-BH01-T1
Introdução
Este trabalho tem como objetivo discutir a adoção de estratégias para promover a inovação dentro do contexto empresarial, tendo como referencia o Cirque du Soleil.
“Criada em 1984, por um grupo de artistas de rua, as produções do Cirque já foram vistas por quase 40 milhões de pessoas em 90 cidades em todo o mundo.
Em menos de 20 anos, o Cirque du Soleil alcançou nível de receita que o campeão mundial da indústria circense havia atingido após 100 anos de atividades.
O que torna a proeza ainda mais notável é que esse crescimento fenomenal não ocorreu num setor atraente. Ao contrário, sucedeu num setor decadente, cujo baixo potencial de crescimento era ponto de destaque nas análises estratégicas tradicionais.” (1)
Cinco forças competitivas
Ameaça de Novos Entrantes
Por desenvolver produtos e serviços tão inovadores com um padrão de qualidade até hoje inalcançável pelos seus concorrentes de mercado, o Cirque de Soleil estabeleceu barreiras muito consolidadas, colocando dificuldades enormes aos novos entrantes nesse mercado de entretenimento circense. Os espetáculos apresentados pela trupe é algo mágico, que proporciona ao público uma experiência única e notável nos países onde o
Cirque passa o encantamento de seu público (clientes) com seus espetáculos (produto), o que torna muito difícil que seus concorrentes possam superá-los.
Poder de barganha dos fornecedores
Quanto aos seus fornecedores, o Cirque tem uma abordagem interessante que é trazê-los para seu lado, formando alianças que visam principalmente agradar seus clientes. O cirque du Soleil procura formar equipes multidisciplinares com padrão de excelência
1
para promovendo a inovação em todas as etapas (setores), que por sinal é a marca