Estratégias de unidade de negócios: contextos e dimensões
Introdução
Estratégias genéricas são uteis para identificar estruturas amplas, onde uma vantagem competitiva pode ser desenvolvida ou explorada.
Nesta capitulo iremos examinar seis tipos de ambiente setorial.
Setores emergentes, em crescimento, maduros e em declínio.
Estratégia em setores emergentes
Novos setores ou segmentos de setores surgem de varias maneiras. Inovações tecnológicas podem criar um setor totalmente novo ou reformar antigos. Isso aconteceu com a mudança nas telecomunicações surgindo assim o advento da tecnologia dos celulares.
Novos setores apresentam novas oportunidades pois suas tecnologias são tradicionalmente imaturas, isso significa que os concorrentes tentarão melhorar produtos, designs e processos já existentes.
O sucesso estratégico em um mercado emergente vem através do senso de oportunidade. A primeira empresa a lançar um produto ou serviço tem a vantagem do pioneirismo. Em setores de alta tecnologia eles podem definir padrões para os produtos subsequentes como fez a Microsoft com o sistema operacional Windows.
Para se reduzir riscos uma forma eficaz é a de exercer a liderança estratégica em mercados emergentes.
Estratégia no estagio de crescimento de um setor
O crescimento apresenta inúmeros desafios. Os concorrentes focam a sua expansão de sua participação no mercado isso com o tempo faz com que compradores ganhem conhecimento para conseguir distinguir as ofertas entre concorrentes.
O controle de custos vira um elemento estratégico importante. A globalização da competição também introduz novas incertezas a medida que novos concorrentes globais entram na disputa. Na fase de crescimento as empresas tendem a acrescentar mais produtos, modelos, tamanhos e variações para atrair um mercado ou publico mais segmentado.
Alianças e fusões tornam-se atraentes a fim de consolidar a posição de mercado ou aumentar sua presença internacional.
Empresas concorrentes que