Estratégias de aquecimento solar em projetos
A Energia Solar é uma fonte de energia limpa e renovável obtida com a captação da energia proveniente do Sol e sua transformação em alguma forma.
A energia solar pode ser aproveitada em diferentes situações utilizáveis pelo homem. Dentre estas aplicações destacam-se o aquecimento solar de água (com a utilização de aquecedores solares) e a geração de energia elétrica (utilizando-se painéis solares fotovoltaicos).
O efeito fotovoltaico decorre da excitação dos elétrons de alguns materiais na presença da luz solar. Um sistema fotovoltaico é capaz de transformar a energia solar em energia elétrica e contribuir para a economia de energia elétrica e a preservação do meio ambiente. No Brasil, devido aos custos de importação dos painéis fotovoltaicos, esta aplicação ainda não é tão difundida. Gradualmente, no decorrer dos próximos anos, acompanharemos um maior interesse e adoção desta tecnologia no país.
O aproveitamento da iluminação natural e do calor para aquecimento de ambientes, denominado aquecimento solar passivo, decorre da penetração ou absorção da radiação solar nas edificações, reduzindo-se, com isso, as necessidades de iluminação e aquecimento. O sol em si não aquece o ar, mas aquece outros componentes que, após receber energia do sol (ondas curtas), as transforma em calor por ondas longas que aquece o ar. O vidro é transparente a estas ondas curtas, mas, quando esta radiação atinge um componente opaco e é transformada em calor, o vidro retém este calor (ondas longas) dentro do ambiente. Assim, a estratégia de aquecimento solar passivo exige a combinação destes elementos: incidência solar dentro dos ambientes, vidros para o sol penetrar e para impedir o calor de sair e, como mostrado nas figuras ao lado, superfícies com massa para armazenar a energia do sol e transformá-la em calor. Vê-se um exemplo de aquecimento através da cobertura e de uma parede Trombe, que é uma parede com elevada massa térmica combinada a uma camada de vidro na sua