ref metodologicas eficiencia energetica edificacoes
O projeto arquitetônico deverá ser desenvolvido contemplando estratégias e soluções para o uso racional da energia elétrica sem prejudicar o conforto térmico, lumínico e acústico.
Como requisito básico, o anteprojeto deverá possibilitar o atendimento das prescrições das Normas Brasileiras, recomendando-se observar as diretrizes estabelecidas pela NBR15220 - Desempenho térmico de edificações, parte 3:
Zoneamento bioclimático brasileiro e diretrizes construtivas para habitações unifamiliares de interesse social. Considerando a Zona Bioclimática estabelecida e suas recomendações quanto a: diretrizes construtivas; aberturas para ventilação e sombreamento; tipos de vedações externas; e estratégias de condicionamento térmico passivo para verão e inverno.
Para um melhor estudo da adequação climática do projeto arquitetônico recomenda-se consultar também:
•
•
Goulart, S.; Lamberts, R.; Firmino, S. Dados Climáticos para projetos e avaliação energética de edificações para 14 cidades brasileiras. 2. ed.
Florianópolis: Núcleo de. Pesquisa em Construção/UFSC, 1998. Disponível em <http://www.labeee.ufsc.br/arquivos/publicacoes/dados_climaticos.pdf>
Lamberts, R.; Dutra, L.;Pereira, F. Eficiência Energética na
Arquitetura. UFSC/Procel/. Eletrobrás, 1998. Disponível em
<http://www.labeee.ufsc.br/arquivos/publicacoes/eficiencia_energetica_na_arquitetura.pdf
>
Arquitetura bioclimática
A arquitetura bioclimática defende diretrizes de projeto que orientam a concepção do edifício considerando as condições climáticas locais voltadas para o conforto ambiental e a eficiência energética nas edificações. Essas diretrizes abrangem questões relacionadas a orientação da edificação(ventos e incidência solar), sombreamento das aberturas e técnicas construtivas. A seleção das estratégias bioclimáticas para um determinado clima é feita através da Carta Bioclimática que representa as condições de temperatura e umidade em todas as