Estratégias comunicacionais
As regras podem ser vistas como uma gramática, ou princípio de cooperação e suas máximas respectivas ou atos de fala. Para garantir excelência na comunicação os itens citados são um percurso mínimo a seguir na trilha de “Competências básicas de comunicação” a desenvolver.
A Gramática poder ser um conjunto de regras da comunicação?
Sim. De acordo com Ricardo Uhry, pesquisas lingüísticas focam em reflexão sobre as possíveis regras do jogo da comunicação que podem ser vistas como uma gramática. b) Por que as “máximas conversacionais” ou as leis do discurso” podem ser consideradas as regras da comunicação?
Porque a partir das “Máximas conversacionais ou “Leis do discurso” é possível produzir um efeito de coerência (harmonia entre idéias) sobre interlocutor, tornando a produção comunicativa direcionada para o público-alvo. c) O que são competências de comunicação?
Competências de Comunicação são definidas como conhecimentos, habilidades e atitudes que devem ser exercidas no ato de comunicar-se, garantindo a transmissão da mensagem desejada. d) O que são atos de fala?
É o sentido dentre um código de regras compartilhadas no ato de falar, por meio das quais o interlocutor reconhece que está realizando um ato de linguagem. A partir desta idéia: “Todo dizer é um fazer”. e) A não observância das máximas e do princípio da cooperação pode se dar de forma deliberada? Por quê?
Sim, porque é preciso decidir no momento em que ocorre a conversação o que será válido para o perfil da discussão. O exemplo, na “Máxima de quantidade” pode-se dizer que não é necessário informar mais do que lhe é requerido. Portanto, no momento da Comunicação é preciso observar o propósito mútuo da conversação, aplicando as regras. f) Quais competências deveriam constar em uma trilha de competências fundamentais de comunicação?
Considero que “Interpretação da linguagem dos gestos” seria