Como que o consumo e o investimento impulsionam crescimento do pib
(faculdade)
Mogi Guaçu - 2011
INTRODUÇÃO
O estudo elaborado mostra que, com o aumento significante do consumo familiar no ano passado, o PIB teve um crescimento acima de 5%.
O crescimento dos salários e a facilidade para a aquisição de créditos comercias, foram registrados como fator primordial para o aumento no consumo das famílias. Considerando também que esse foi o fato gerador para o aumento nos investimentos, no Brasil.
Conforme dados indicados pelo IBGE em março 2011, o PIB registrado em 2010 teve um crescimento de 7,5% em relação a 2009, impulsionado principalmente pelo consumo familiar com destaque para o setor de serviços que teve o maior crescimento no quarto trimestre em 2010, ajudando a elevar o saldo do PIB na reta final do ano passado. Porém foi registrado também um crescimento em investimentos na produção industrial e leve aumento nos investimentos no setor da agropecuária. No saldo total de contas públicas foi apontado um alcance de R$ 3.675 trilhões, no ano passado.
Em relação ao aumento no consumo familiar, todos os fatores que compõe o setor de serviços indicaram crescimento em 2010, as instituições financeiras se destacaram com o aumento de 11% em suas atividades, principalmente na aquisição de seguros pessoais. Seguido por crescimentos, vem o comércio (atacado e varejo), transportes, correios e armazenagem (incluindo os transportes de passageiros e cargas), serviços de informação, serviços imobiliários e serviços de educação e saúde pública. Esse crescimento do consumo das famílias foi influenciado pelo aumento na oferta de crédito para as pessoas físicas, as maiores concessões de créditos registradas em 2010 foram para compras de imóveis, e veículos importados devido à baixa na taxa cambial, o que favoreceu também a importação de outros tipos de produtos e serviços.
Outro ponto importante para o crescimento na demanda interna foi aumento da massa salarial. A