Estratégia operacional
As estratégias operacionais estão relacionadas com iniciativas estratégicas e abordagens mais restritas para o gerenciamento de unidades operacionais chave (fábricas, distritos de vendas, centros de distribuição) e para o tratamento de tarefas operacionais diárias que tenham significado estratégico (campanhas de propaganda, compra de material, controle de estoque, manutenção, expedição).
Este tipo de estratégia procura definir metodos da análise e gestão que busquem garantir que toda a gestão política e de manufatura de seus produtos e serviçoes dêem sua máxima contribuição para a competitividade da organização.
O Planejamento estratégico envolve uma previsão do que poderá acontecer no futuro com base nas expectativas das metas da empresa. E é neste contexto que a estratégia operacional entra, num ambiente em constante mudança irão surgir novos concorrentes, novos e melhores produtos com técnicas de produção melhores e de menor custo, o mercado pode se tornar muitas vezes imprevisível. As empresas precisam traçar estratégias para que estejam no controle destas mudanças e se manterem competitivas no mercado. As estratégias operacionais oferecem complementos para as estratégias funcionais e para o plano geral do negócio.
A estratégia operacional irá implicar, assim, continuamente a identificação das condições de mercado em mudança, e também as ações especificas necessárias para superar os obstáculos. Utilizando esta ferramente de forma eficiente, a empresa será capaz de alcançar mais facilmente um crescimento