Estratégia empresarial
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
EDUARDO USSAMA FRANCESCHINI
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS: AVALIAÇÃO E FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA DA APPLE INC. NO SETOR DE ELETROELETRÔNICOS.
SÃO PAULO
2012
Sumário 1. Apresentação da Indústria. 1 2. Análise externa e avaliação das forças de Porter. 1
Apresentação da empresa escolhida e análise interna. 3 3. Análise SWOT. 3 4. Objetivos da empresa.4
Formulação da estratégia 5
Conclusão6
Referencias Bibliográficas7
1. 2. Apresentação da Indústria.
O setor eletroeletrônico é tido como o coração das indústrias de alta tecnologia, possuindo faturamento superior a US$ 2 trilhões, além de ser o principal difusor de inovações, da produtividade e redução de custos e preços. (Canal Executivo, 2004)
O segmento eletrônico é um dos que mais se aproveita do atual cenário global, se beneficiando da expansão do mercado pelo aumento do poder de consumo das classes sociais mais baixas (C e D) obtendo acesso a essa gama de produtos que outrora eram exclusivamente destinados às classes A e B.
É um mercado caracterizado por alta volatilidade. Produtos com um ciclo de vida extremamente curtos, e que rapidamente são substituídos por novos com melhores tecnologias, capacidade de processamento, designs e etc... A inovação torna-se então não apenas uma fonte de vantagem competitiva, mas um fator fundamental para o sucesso das empresas deste setor.
Dentro do setor de eletrônicos, pode-se destacar o segmento de Smartphones que tomaram conta do mercado de telefonia celular e desempenham funções que até anos atrás só eram possíveis de serem realizadas por computadores. Permitindo o acesso à internet, conectividade com redes sociais e diversas outras funções. Essa inovação modificou completamente esse mercado que hoje se encontra em plena expansão. 3. Análise externa e avaliação das forças de Porter.
Rivalidade entre os concorrentes:
As