Estratégia econômica das organizações i
Como alcançar valores na organização
Por meio de planejamento estratégico (Visão, missão, objetivo, estratégias funcionais que estão ligadas a finanças, mkt, RH, qualidade etc.) Por meio de estratégias funcionais (Organograma e planos de cargos e salários) e plano de marketing (analisa as oportunidades, seleciona consumidores alvo, desenvolve o mix de mkt e administra seus esforços).
Micro ambientes – interno (forças e fraquezas), Matriz BCG e Ciclo do produto
Analisa as oportunidades e as ameaças.
5 forças de Porter.
Foi desenvolvida para uma estratégia empresarial eficiente 1. Rivalidade entre os concorrentes: é o principal determinante do mercado, visam o número de concorrentes e sua repartição em quotas no mercado, Taxa de crescimento industrial, diversidade, complexidade, 2. Poder de Negociação dos clientes: Clientes exigem menor preço e maior qualidade. 3. Poder de Negociação dos fornecedores: Fornecedores podem recusar recusar-se a trabalhar com a empresa, ou, cobrar preços excessivamente elevados para recursos únicos. 4. Ameaça de entrada de novos concorrentes: Muitas empresas entram no mercado querendo uma fatia maior de um setor, e a entrada de novos concorrentes podem diminuir sua rentabilidade. 5. Ameaça de produtos substituíveis: A existência de bens e serviços substitutos no mercado que despenham funções equivalentes ou parecidas e com poder de barganha que pode afetar a empresa.
Matriz BCG
Analisa o mix de produto da empresa, ou seja, portfólio de produtos. Dentro de organização que tem um mix de produto. É chamado de estratégia de portfólio e envolve toda a organização.
A matriz tem duas dimensões: taxa de crescimento do mercado e participação de mercado (que é a participação da empresa em relação à participação de seu maior concorrente).
Y – Significa a taxa de crescimento do mercado
X – Quotas de mercados relativos.
Em questionamento – ponto de interrogação ou criança