Estratégia de tratamento para pacientes com ansiedade ao tratamento dentário.
Sara de Moura Cabral
E
Rodrigo R. Murad Capanema - 20482
Índice :
1. Introdução
2. Caso Clínico
3. Estratégia de tratamento
4. Avaliação do dentista do vídeo
5. Conclusão e Discussão
6. Referências Bibliográficas
1. Introdução
Neste trabalho foi formulado determinadas estratégias para o tratamento dentário em adultos com moderada fobia aos procedimentos que são realizados pelo medico dentista. Como fonte de informação foram pesquisados literaturas da Medline, Embase,Psychlit e Cochrane Oral
Health Group. Observa-se que adulto com uma forma moderada de fobia ao tratamento dentário pode ser ajudado por um médico dentista especializado em pacientes ansiosos.
Estratégias de tratamento, apoio farmacológico e treinamento de como o paciente administra sua própria ansiedade, são meios usados para ajudar esses pacientes a receber o tratamento odontológico. 2. Caso
-Paciente mulher 30 anos, durante a consulta com o medico dentista apresenta uma certa ansiedade; sinais apresentados: mãos agitadas, começa a conversa falando que é muito nervosa e que por isso chega as vezes a perder a consciência, e que pior, tem muito medo de anestesia. A paciente também relata que sofre de depressão e faz uso de antidepressivo.
A mulher do vídeo é uma atriz que desempenha o papel de uma paciente com uma fobia moderada ao tratamento dentário e sua reação para uma paciente ansiosa foi bastante cooperativa, mas na realidade esse tipo de paciente é bastante trabalhoso, e as vezes muito difícil para o medico dentista conseguir chegar a realizar algum tratamento. Segundo os estudos são situações que exigem muita habilidade do profissional medico dentista em lidar com esses pacientes, onde a comunicação clara e precisa entre ambos faz se imprescindível.
3. Estratégias de tratamento.
Segundo alguns autores de estudo sobre pacientes ansiosos, existem estratégias; que se