Medo x ansiedade: relação com a odontologia
Monografia apresentada à Universidade de Brasília, como parte das exigências da disciplina Introdução à Pesquisa Científica. Autora: Luiza Bunn Ferrari. Orientador: Laudimar Alves de Oliveira.
BRASÍLIA – DF
JULHO/2013
Introdução
Esse trabalho fala sobre a relação entre o tratamento odontológico e o medo e a ansiedade nele. Explicará a origem do medo de dentista e dos instrumentos usados e como pode ser resolvido.
Tem como objetivo mostrar o medo de dentista e seus casos, suas origens, sua historia, assim como soluções para um tratamento mais tranquilo.
A organização do trabalho consiste na explicação de dois temas distintos (Medo e Ansiedade; Odontologia e sua história) e convergindo os dois, explicando suas correlações. A primeira parte explicará a definição de medo e ansiedade e suas diferenças. Na segunda parte será relatado um breve histórico evolutivo da odontologia. Na terceira parte ocorrerá a relação entre o medo e a odontologia e explicará suas possíveis origens. Enfim, na quarta parte, serão expostas soluções para diminuir ou retirar esse medo de dentista e do tratamento odontológico.
A metodologia que foi utilizada principalmente foi leitura e análise de textos e artigos. Foi usada também a recuperação de conhecimentos nossos anteriores. Casos clínicos também foram usados nesse trabalho.
Presenciar o comum medo de dentista, a figura do dentista mostrada pela mídia, e procurar alguma forma de solução foi a principal motivação para que esse trabalho fosse redigido.
Objetivo
O presente trabalho tem o objetivo de relacionar medo e ansiedade com a odontologia, apresentando aspectos históricos, culturais e socioeconômicos. Além de, apresentar soluções para que pacientes e dentistas tenham uma relação mais harmoniosa.
Desenvolvimento
Medo e ansiedade
Medo é uma palavra derivada do latim, Metus, que significa