ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO DE EMPRESAS DE UM ARRANJO PRODUTIVO LOCAL: APLICAÇÃO DE MODELO DE ÁREAS DE DECISÃO
PERGUNTA DE PESQUISA Qual a melhor forma de solucionar os problemas corriqueiros das empresas organizadas em Arranjos Produtivos Locais (APL)? Visto que a intenção principal dessas empresas seja o seu desempenho através das prioridades competitivas, faz-se necessário a formulação de estratégias de produção para que seja realizado o comportamento competitivo da empresa. Com o uso dessas estratégias, haverá a resolução desses problemas corriqueiros, para que haja melhor alcance dos objetivos traçados pela empresa. Para isso, são necessárias estratégias para que haja menor custo e maior qualidade dos produtos desenvolvidos por ela.
OBJETIVO Explicar a melhor maneira de controlar a competitividade de uma empresa organizada através de um Arranjo Produtivo Local (APL), tendo como base os principais problemas ocorridos nas empresas. Essas estratégias buscam controlar o desempenho da empresa de forma que a faça ocupar uma melhor posição sustentada no mercado de trabalho.
PALAVRAS CHAVE
Arranjo Produtivo Local (APL), prioridades competitivas, estratégia de produção.
METODOLOGIA O método é feito pelos Arranjos Produtivos Locais (ANL) através da formulação da estratégia de produção, onde são feitas pesquisas para identificar quais os problemas que estão ocorrendo na produção da empresa organizada por esses Arranjos. A partir desses principais problemas, são idealizadas soluções para que a empresa resolva-os, e, a partir daí, ter um melhor comportamento competitivo para que seja melhorado o seu desempenho.
RESULTADOS Após ser cumprido o método, a empresa vai ter melhores condições para se destacar no mercado, pois as estratégias irão aumentar a sua prioridade competitiva. Porém, seria necessário que cada uma das empresas tivessem o seu método de comportamento competitivo, não precisando do APL.