Estratégia de Ensino Motivacional
CURSO: Pedagogia BIMESTRE: 3º bimestre
PROFESSORA: Silmara Maria Machado
Aluno(s):
Elizandra
Karine.
Suelen
POLO
2013
Estratégia de Ensino Motivacional
Os conceitos pedagógicos na forma de educar são para muitos profissionais um desafio. O discurso pedagógico da teoria para a prática devem ter certas atitudes para inseri-las corretamente na prática educacional, os alunos do ensino infantil não perceberão a insegurança do professor em sala, mas os alunos de ensino superior percebem o desempenho e o conhecimento de seu mestre. Sabe-se da importância que temos para com os alunos e que devemos motivá-los sempre, devemos propiciar a eles o nosso conhecimento com clareza para que o seu desempenho seja significativo.
Para a escola inteira ser motivadora, todos os colaboradores devem conhecer bem seus alunos, assim como todos os alunos devem também conhecer todos os colaboradores, professores e todos aqueles que trabalham na instituição de ensino. Assim, facilitando a comunicação Escola / Professor / Aluno, tanto o ensino quanto a abordagem de qualquer dificuldade serão beneficiadas. O professor através de avaliações pode descobrir as dificuldades e necessidades de seus alunos, podendo interferir precocemente. Poderá também utilizar as situações reais, aquelas do dia-a-dia e fazer o conteúdo da sua aula. Um mesmo assunto poderá ser discutido em diferentes disciplinas, ampliando o conhecimento dos alunos.
Saber identificar as qualidades dos alunos mesmo as mais simples, como: o aluno que sabe fazer um bom desenho, contar piadas, o aluno que sabe contar histórias, assim valorizando e incentivando o aluno ele mesmo vai perceber as suas qualidades e automaticamente se motivará a fazer aquilo cada vez melhor, tornando o ambiente de aprendizagem um lugar agradável de se estar. Com os alunos estimulados a aprender e dispostos a ajudar com suas qualidades, a