Estratégia competitiva de concessionárias de veículos importados de Fortaleza-CE
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA – UNIFOR
Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – VRPPg
Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas
ESTRATÉGIA COMPETITIVAS DAS CONCESSIONÁRIAS DE VEÍCULOS IMPORTADOS EM FORTALEZA-CE
Projeto de Dissertação em Administração de Empresas
FORTALEZA, 2013
SUMÁRIO
Página
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5
3 METODOLOGIA Error: Reference source not found7
4 RESULTADOS ESPERADOS 7
REFERÊNCIAS 9
1 Introdução
1 Justificativa
A indústria automobilística possui um importante papel no cenário mundial. Segundo os dados da OICA (The Internacional Organisation of Motor Vehicles Manufacturers) (2012) foram produzidos no passado cerca de 84 milhões de veículos, empregando diretamente algo em torno de 9 milhões de pessoas. De acordo com o órgão, para cada emprego gerado nesse setor são criados outros cinco indiretos em setores como autopeças, vendas e serviços, o que gera um total de mais de 60 milhões de empregos no setor.
Na análise de outros dados apresentados, é possível observar que o Brasil é o sétimo maior produtor do mundo. Possuindo uma produção anual de 3.342.617 unidades (considerando-se veículos de passeio e comerciais leves), correspondendo por cerca de 4% da produção mundial (OICA, 2012).
Segundo pesquisa da ANFAVEA (2012) existem 28 montadoras operando no Brasil com 57 fábricas sediadas em 10 estados brasileiros estando presentes em 44 municípios. Os veículos são comercializados através de uma rede 5.116 concessionárias, empregando direta e indiretamente 1,5 milhão de pessoas.
A indústria automobilística está em constante busca por inovações tecnológicas, atualizando os modelos com design mais moderno e atraente (CARVALHO, 2005). Alguns fatores contribuíram para o crescimento do setor no país, como possíveis candidatos estão: o