Estratificação e mobilidade social
Trabalho Acadêmico apresentado para a disciplina de Sociologia do 1º Período do Curso de Administração do Instituto Cenecista Fayal de Ensino Superior.
Instituto Cenecista Fayal de Ensino Superior
Itajaí/SC
2014
1 ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL
Classificação ou divisão da sociedade (estrutura social) em camadas, levando em conta a posição e o papel de cada indivíduo na mesma, tendo como base os aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais que são dependentes um dos outros, criando assim uma hierarquia que pode ser classificada em três tipos:
1.1 Estratificação Econômica (riqueza): Se baseia na posse de bens materiais, dividida em pessoas ricas, pobres e em situação intermediária.
1.2 Estratificação Política (poder): Baseada na situação de mando na sociedade, ou seja, pessoas que possuem poder e influencia e pessoas que não possuem.
1.3 Estratificação profissional (prestígio): Baseia-se nos diferentes graus de importância de cada profissional na sociedade, como na comparação de um médico a um pedreiro e a valorização do primeiro frente ao outro profissional.
É importante salientar que os aspectos citados acima não podem ser entendidos separadamente e que influenciam uns aos outros, pois uma pessoa que possua uma melhor situação financeira consequentemente tem grande influencia e poder dentro da sociedade, portanto por se tratar de uma ciência social, devem ser levados em conta todos os aspectos afim de um melhor entendimento.
Na cultura ocidental moderna, a estratificação é organizada em três camadas principais: classe alta (classe A), classe média (Classe B) e classe baixa (Classe C), que podem ser ainda subdivididas em classes menores.
Figura 01 - Pirâmide Social de Renda
Fonte – Marlon Siqueira adaptação texto: Introdução a Sociologia – Estratificação e Mobilidade Social – 2014.
De acordo com a pirâmide de renda, podemos definir a estratificação social como a divisão da