Estratificação e Mobilidade Social
1) Estratificação social: é a divisão da sociedade em estratos ou camadas sociais. Ela indica a existência de diferenças, de desigualdades entre as pessoas de uma determinada sociedade. São três os principais tipos de estratificação social:
a) econômica - baseada na posse de bens materiais.
b) política - baseada na situação de mando na sociedade.
c) profissional - baseada nos diferentes graus de importância atribuída a cada profissão pela sociedade.
- É importante lembrar que todos os aspectos de uma sociedade - econômico, político, social, etc. - estão interligados. Assim, os vários tipos de estratificação não podem ser entendidos separadamente. No entanto, o aspecto econômico é mais importante que os outros na caracterização da sociedade de um modo geral.
2) Mobilidade social: é a mudança de posição social de uma pessoa num determinado sistema de estratificação social.
- Quando as mudanças de posição social ocorrem no sentido de subir ou descer na hierarquia social, estamos diante de mobilidade social vertical. Esta pode ser:
a) ascendente - quando a pessoa melhora sua posição no sistema de estratificação social, passando a integrar um grupo de situação superior à do seu grupo anterior.
b) descendente - quando a pessoa piora de posição no sistema de estratificação social, passando a integrar um grupo de situação inferior.
- Quando a mudança de uma posição social a outra se opera dentro da mesma camada social, diz-se que houve uma mobilidade social horizontal. Por exemplo, um operário que muda de religião ou de partido político.
- O fenômeno da mobilidade social varia de sociedade para sociedade. Em algumas sociedades ela ocorre mais facilmente; em outras, praticamente inexiste no sentido vertical ascendente. Dependendo do tipo de sociedade, os estratos ou camadas sociais podem ser:
a) Castas (Índia) - não oferece a menor possibilidade de mobilidade social. A posição social é atribuída por nascimento e a