Estratificação social
Talvez a forma mais generalizada de compreender a ideia de “estratificação social” seja comparardiferentes tipos de sociedade e a forma como se encontra a divisão dos recursos socialmente valorizados. Por exemplo, seria possível distinguir recursos que são considerados como “vantagens sociais”, que porsua vez caracterizam os estratos sociais. Além disso, o conceito de estratificação social também nos remete à ideia de “mobilidade social”, indicando o movimento de indivíduos que passam da condição demembro de um estrato social para outro, o que por sua vez nos reforça a ideia de hierarquia social.
Tomemos como exemplo as castas na Índia: a hierarquia de estratificação baseia-se em um continuumde pureza étnica, que caracteriza diferentes estratos sociais, as castas. Em uma abstração típica-ideal, esse sistema de estratificação não permite mobilidade social, pois o pertencimento a uma castase dá pela hereditariedade, que funciona como uma espécie de barreira à ascensão social. Em parte, esse princípio da hereditariedade também pode ser visto na sociedade feudal, em que o pertencimentoaos estratos da nobreza, dos senhores feudais e dos vassalos estava diretamente relacionado ao grupo social em que o indivíduo nascia.
Com a emergência das sociedades capitalistas, e com asinfluências do pensamento igualitário que permeavam o Iluminismo e os ideais da Revolução Francesa no final do século XVIII e início do