Estratificação social
Estratificação social: Entendemos que é distribuição de indivíduos e grupos em camadas hierarquicamente superpostas em uma sociedade. Essa distribuição se dá pela posição social dos indivíduos, das atividades que eles exercem e dos papeis que desempenham na estrutura social. Assim podemos dizer que as pessoas estão distribuídas pelas camadas altas (classe A), média (B), ou inferior (classe C),que correspondem a graus diferentes de poder, prestígio e riqueza. Na sociedade capitalista contemporânea, as posições sociais são determinadas basicamente pela situação dos indivíduos no desempenho de suas atividades produtivas. Dessa forma, os grandes empresários, donos de terras, banqueiros e grandes comerciantes estão no topo da sociedade por disporem de uma grande quantidade de capital. Desse nodo os trabalhadores estão na parte inferior da sociedade, por disporem unicamente de sua força de trabalho.
Entretanto, dentro dessa mesma sociedade os indivíduos podem desempenhar outros papeis e alcançar novas posições sociais, relacionados com a religião que praticam, o partido político em que militam, as funções sociais que desempenham, a profissão que exerce e outras atividades.
VAMOS CLASSIFICÁ-LAS
PRINCIPAIS TIPOS DE ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL:
ESTRATIFICAÇÃO ECONÔMICA: É definida pela posse de bens materiais, isso faz com quer haja pessoas ricas, pobres e em situações intermediárias.
ESTRATIFICAÇÃO POLITICA: É estabelecida pela posição de mando na sociedade (grupos que tem poder e grupos que não tem).
ESTRATIFICAÇÃO PROFISSIONAL: É baseada nos diferentes graus de importância atribuídos a cada profissional pela sociedade. Ex.: Uma profissão de um médico é muito mais valorizada que a de um pedreiro.
A ESTRATIFICAÇÃO ECONÔMICA:
As pessoas são divididas conforme seu nível de renda.
Grupos divididos em camadas hierarquizadas, isto é, uma superior uma intermediária e uma inferior, como mostra o gráfico abaixo:
A