estrategias do agresor
O agressor é aquele em que utiliza seu poder dentro de uma organização para manipular e humilhar seus subalternos.
De acordo com Hirigoyem(2002), existem varias formas que são utilizadas pelo agressor para a escolha e a efetiva agressão de suas vitimas. São elas:
.escolher a vitima e isolar do grupo.
.impedir a vitima de se expressar, não explicando o porquê.
.fragilizar, ridicularizar, inferiorizar e menosprezar a vitima em frente aos pares.
.desestabilizando emocionalmente e profissionalmente fazendo com que a vitima perca sua confiança e seu interesse pelo trabalho.
Como citado acima o agressor tem algumas estratégias que buscam alguns resultados que são eles fazer com que as vitimas fiquem abaladas e o próprio agressor se sinta diferente, pois o mesmo acredita ser superior aos outros.
Como caracteriza Hirigoyem(2002), o assedio moral se explicita das seguintes formas:
Gestos e condutas abusivas, humilhar repetidamente inferiorizar, amedrontar e menosprezar a vitima, ironizar, difamar, ridicularizar, risinhos, suspiros, piadas jocosas relacionadas ao sexo, ser diferente a presença do outro, falar baixinho a cerca da pessoa, ignorar sua presença difamar, ridicularizar.
As manifestações do assedio moral também podem variar de acordo com o sexo das vitimas. Com pessoas do sexo masculino o agressor procura atingir principalmente a virilidade do homem fazendo com que o mesmo se sinta incapaz por ser muito jovem ou muito velho. Com pessoas do sexo feminino o agressor procura intimidar, submeter, interditar suas filosofias e ate mesmo contestar suas promoções.
Hirigoyen, Marie France. Assédio Moral - A violência perversa no cotidiano. 5 ed. Editora Bertrand Brasil, 2002.
As consequências do assedio moral para as vitimas
O assedio moral constitui um risco invisível para a saúde e para o estado emocional da vitima, pois muitas das vezes as vitimas passam dos seus próprios limites para tentar evitar que seus chefes