Estrategia de marketing da azul
Companhia chegou no mercado em 2008 e aposta no produto como diferencial competitivo.
O ano 2008 foi marcante para o setor de aviação no Brasil.Mas não necessariamente por contas de acidentes atrasos ou cancelamentos de voos.Em 2008, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras entrou no mercado em um momento conturbado , mas que serviu como “gancho” para que a empresa pudesse diferenciar a sua marca.
O nome da empresa foi escolhido pelos brasileiros em uma promoção com a participação de 158 mil pessoas.Distingindo-se da tradicionais companhias do setor deste da sua chegada ao mercado, a Azul contou com a participação de seus potenciais clientes pela internet para criar um vinculo emocional com a marca antes mesmo de um contato com o serviço.
Além do planejamento de voo e da estratégia de Marketing, a Azul linhas Aéreas Brasileiras já vem se preparando para possíveis momentos de crise antes de começar a voar. De acordo com o Diretor de Marketing da companhia Gianfranco Beting, nada supera uma experiência no setor como tem o fundador David Neeleman e por isso a Azul está focada em oferecer um bom produto.
Tudo para os Passageiros
A Azul é uma empresa que busca oferecer ao consumidor uma maneira de encarar o transporte aéreo “O que diferencia a Azul das demais companhias é a noção e intenção de fazer diferente e o consumidor pode avaliar a partir do produto , serviço e dos diversos pontos de contato”, diz Gianfranco Beting , em entrevista ao mudo do marketing.
Para reforçar este objetivo, Beting explica como o passageiro percebe a atuação da companhia .”Temos a maior concentração de totens para Check-in ,treinando os funcionários para realizarem uma aproximação diferente ao clientes e o Web-Chek-in para diminuir a espera no aeroporto “,conta.
Para que o consumidor perceba a diferença da empresa com relação ás outras companhias, a Azul aposta nos seus 90 pontos de contato , desde consulta no site